quinta-feira, 5 de março de 2009


Minha Trajetória


Sempre fui uma menina muito tímida, e entrei na escola com 7 anos, comecei no prezinho (aqui vivi momentos bem tristes, a minha professora parecia nervosa e eu nao entendia, quase sempre era grossa e só piorava minha situação) logo após fui pra alfabetização, tempos difícies, eu nao queira ficar na escola, tinha medo, os meninos me perturbavam e era um sufoco. Mas continuei, e eis que foi para 1ª serie e começo aqui a descobri o prazer de aprender, aprender a ler, aprender a escrever, a fazer colegas, e depois despertei para a aprendizagem e tracei um caminho tranquilo. Indo para o 2º grau sentir algumas dificuldades, mas conseguir continuar.

Quando terminei o ensino médio nao sabia o que fazer, fiquei um ano sem pensar em vestibular, depois tomei uma decisão e voltei a estudar no cursinho, e é chegada a hora de escolher o curso, gosto muito da área de humanas, se nao fosse Pedagogia, seria Letras, Historia...

E na duvida escolhi Pedagogia, era eu no universo desconhecido, passei no vestibular, e tudo muito novo, mas com o tempo as coisas foram se ajeitando. Hoje posso dizer que é muito bom estar no curso, com ele aprendi a entender mais o ser humano em sua complexidade....

Disciplinas como Filosofia, Sociologia, Antropologia, que nos mostra a plenitude de relações que existe entre os seres humanos... Disciplinas que desconstruiu tudo que achava certo sobre metodologia de aprendizagem, caindo por terra métodos arraigados de ensinar, não que eles deixaram de existir, mas receberam uma nova roupagem, a disciplina Metodologia da Alfabetização com a professora Maria Lucia, que nos mostra toda o percurso que os métodos de alfabetização feziram, ate chegar em dias atuais, depois dos estudos de Piaget, Emilia Ferreiro...
E hoje chegando no 8º semestre, posso sentir o quanto de bagagem trago pra passar para meus alunos, como é importante conhecer as fases do desenvolvimento infantil, pra que a aprandizagem aconteça de forma plena, passei pelo primeiro estágio de Educação Infantil, e foi uma experiência indescrítivel, ver o sorriso das crianças todos os dias me fazia muito feliz, nesse período estava vivendo um momento complicado, uma pessoa muito especial saía da minha vida, e eu nao estava conseguindo controlar minhas emoções, e quando chegava na escola me alegrava, aliviava mais a angustia que sentia.

E hoje me preparo para mais uma caminhada, rumo ao estágio do ensino Fundamental, com muita expectativa, pois tenho certeza que quero ser professora, sinto muita satisfação quando estou em sala de aula, ja tive a oportunidade de ensinar e foi muito gratificante... Essa é minha pequena trajetoria de vida...

3 comentários:

  1. Val
    Seu blog ficou muito bom.
    Lembre-se que toda pessoa é sempre as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas e que tudo na vida é aprendizado.
    grande beijo
    EDJANE

    ResponderExcluir
  2. Nice amiga, amei seus versos, simples porém de uma grandeza tamanha!!! É bom escrever sobre a gente, é a nossa história despida em frases, e por ser nossa é que escrevemos tão bem, pois quando escrevemos do que conhecemos, as palavras pulam para o texto de uma forma prazerosa!!!
    Um beijão, Tai!

    ResponderExcluir
  3. Nice, fiquei muito feliz ao ler a sua trajetória! Apesar de ter passado por dificuldades durante os anos escolares, vc chega á universidade e começa a perceber e compreender as experiências vividas. Essa certeza que vc tem em querer e ser uma educadora é fantástica! Me emocionei quando vc disse que durante o estágio de educação infantil suas angústias eram amenizadas ao entrar na sala de aula e ver as crianças. Isso significa que vc tem prazer na sua profissão, na sua escolha. É maravilhoso fazer o que se gosta e ainda receber por isso. Nem todos têm esse privilégio. Portanto, vá em frente garota! Tenho certeza que vc será uma ótima profissional. Um grande beijo!

    ResponderExcluir